Semana de Divulgação – O Sumiço de Beatriz (3)

em 3.12.14
Nessa
Semana de Divulgação – O Sumiço de Beatriz, que tal conhecermos curiosidades sobre a obra? A autora reuniu algumas das melhores perguntas que já lhe fizeram para apresentar aos leitores.

Se você perdeu as postagens anteriores, confira a sinopse na imagem abaixo para aproveitar melhor as respostas da autora Carolina Matsuo sobre seu livro: O Sumiço de Beatriz.


1) Como decidiu escrever a obra O Sumiço de Beatriz?

CM: Durante o período da faculdade, mestrado, trabalho, conversei com muitos jovens adultos e adultos sobre a frequencia em que liam livros de qualquer tipo. A maioria não tinha paciência e acabava desistindo da leitura em poucas páginas. Eu fiquei um tempo pensando sobre isso, pois a sensação de ler um livro é muito boa, abrir a sua mente, imaginar fisicamente os personagens e mergulhar na história, e aquelas pessoas não conseguiam sentir isso. Eu queria fazer alguma coisa a respeito. 

Quando eu tinha 11 anos de idade, nasceu a personagem Beatriz, uma estilista e especialista em maquiagens e eu resolvi utilizá-la e reescrever a "estória" O sumiço de Beatriz. Mudei totalmente o cenário e a linguagem, mas mantive as características da personagem. Hoje, ao ler "O Sumiço de Beatriz" você encontrará uma trama que envolve conspiração política-militar, perseguição e investigação, com fatos da história como os acordos entre petrolíferas feitos em períodos diferentes do nosso governo e desvio de bilhões durante essas negociações, e tudo isso misturado com um toque de ficção científica, aventura, mistério e romance. 

A trama foi escrita com o intuito de "prender" o leitor em cada capítulo, dessa forma, incentivasse ou resgatasse o hábito de ler daquelas pessoas e proporcionasse bons momentos.


2) O que podemos esperar dessa história?

CM: A história se inicia com ação e um toque de mistério, quando Beatriz é perseguida por homens armados e está apavorada após saber o que aconteceu com a tia. Nesse ínterim, ela encontra com seu amigo de infância, Tomaz, mas não consegue contar o que está acontecendo porque os homens invadem o lugar em que estão, faz o amigo como refém, e ela é obrigada a fugir. Nesse momento, Tomaz, sem entender e preocupado com o envolvimento da amiga com aqueles homens, sai em busca de Beatriz. Ele viaja para algumas cidades dentro do Estado de São Paulo, onde a trama se passa na maior parte, e passa por muitas situações, várias delas inusitadas, encontrando um toque de humor, reflexões, suspense, ação e mistério. 

Acredito que os leitores ficarão ansiosos durante a leitura, por essa mistura de situações e dos sentimentos dos protagonistas. Além disso, há momentos que nos faz pensar sobre alguns valores, ética e moral representados por alguns personagens.


3) O que os protagonistas têm de especial? Como os define?

Os protagonistas são pessoas do nosso cotidiano, a maneira como falam, como se comportam, se vestem, os definem. Eles são especiais por serem parecidos conosco, não só fisicamente, mas também pelo interior. Acredito que muitas pessoas tem medo de fazer algo ou de dizer algo para alguém. Um dos protagonistas, Tomaz, larga tudo para procurar Beatriz e saber o que realmente está acontecendo. Acho que muitas pessoas, por medo do que podem encontrar, desistem ou não fazem nada, mas aquelas que seguem em frente já são vitoriosas por conseguirem quebrar essa barreira.


4) Como foi o processo de produção da capa? 

Eu tive a ideia da capa, algo que pudesse dar uma noção simbólica do que pode se esperar da história. Contratei o designer Paulo Magalhães para desenvolver a arte, e juntos fizemos alguns ajustes até chegarmos a arte final.


5) Como você definiria a Beatriz?

Para mim, Beatriz é qualquer pessoa que seja forte, corajosa, que tenha garra. Uma pessoa disposta a enfrentar as dificuldades que se encontra pela vida.


6) Para produzir seu livro, você contou com alguma inspiração literária (autores…)?

Gosto de obras de vários autores, mas não me inspirei em nenhum deles quando escrevi o meu livro. Escrevi porque gosto e pela vontade, sem me inspirar em outros, simplesmente escrevia e me fazia bem.


Interessou-se pelo livro? Saiba mais em:

Fanpage do livro:


Onde comprar:
Livro digital: Saraiva; Amazon; Cultura.
Livro impresso: vendido somente pela autora – não está disponível em nenhuma livraria. Você pode adquiri-lo na loja online, pelo Facebook, aqui.


Gostaram das curiosidades sobre O Sumiço de Beatriz?
Achei muito legal o comentário da autora sobre como definiria Beatriz. E vocês?




6 comentários:

  1. que linda divulgação Fran! fiquei encantada pela trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran, como disse nos outros dois posts achei a história dela bem interessante, ainda mais agora com essas informações extras.
    Mais uma vez parabéns para autora por ter criado algo complexo e instigante!

    Beeijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  3. OI Fran, que bacana a divulgação, muito bem feita.
    Não é o meu estilo de leitura favorito, mas com tudo o que foi dito, acho que eu até leria, pois com todo o contexto criado fiquei curiosa.
    Parabéns.
    Beijos.
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Francine! Excelente iniciativa.
    Gostei muito das perguntas e respostas, ficou muito interessante. A autora é muito simpática, confesso que não a conhecia (assim como sua obra), mas o post me chamou atenção.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal esse livro. Nunca vi um livro assim que misturasse história do Brasil com ficção de romance policial haha Bem diferente mesmo. Fiquei até curiosa... Vai vender online? Tem como comprar fora do Brasil? :D

    Ah, to curtindo seu blog no facebook!! Curte o meu tb? Tem um box com a pagina do lado direito la do blog. Vou ficar te esperando pra comentar la também que é pra gente não se perder uma da outra, ta bom? Beijos de quarta-feira :**

    ResponderExcluir
  6. Olá Fran!
    Legal poder saber um pouco mais sobre o autora fez e acha em relação ao seu livro.
    E acho sensacional ela misturar realidade e ficção.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados